Cara Gente Branca

Estava assistindo uma das mais novas séries da Netflix, “Cara Gente Branca”, e achei que deveria falar sobre o tema, que ainda hoje é polêmico. A série retrata as experiências que estudantes negros e negros em geral passam pela vida, e que sinceramente não deveria acontecer.

Sempre se fala o quanto a sociedade é hoje mais desenvolvida do que foi antes, e que hoje pessoas negras conquistaram direitos iguais. Mas será que temos mesmo direitos iguais? A série fala exatamente dessa suposta sociedade pós-racial, que na realidade está um tanto longe de se alcançar. Incrivelmente, no Brasil mesmo, onde se tem essa mistura de “raças” e onde menos se espera, ainda existe racismo.

E é aí que, na série, um grupo de estudantes de uma universidade se reúnem pra lutar contra esse racismo. Lutam contra a forma que negros são vistos e tratados pela sociedade em geral simplesmente por serem negros. A série é muito interessante principalmente porque mostra o lado do negro na história, como é a percepção deles e como coisas simples podem se tornar uma ofensa. A partir daí é possível começar uma discussão sobre o assunto pra se chegar a uma solução pra esse problema absurdo que ainda hoje existe.

É importante reparar que mesmo em “Cara Gente Branca” a grande maioria dos estudantes que fazem parte do grupo, uns 99.9%, são negros. Isso me fez refletir. Porque só negros? É dever só deles estarem envolvidos nesta luta? Porque nem todos participam?

A minha resposta é não! TODOS devem engajar nessa luta, afinal de contas vivemos todos juntos nesse mundo e é dever de cada um fazer com que esse mundo seja mais suportável pra qualquer um viver, um mundo onde todos são aceitos. A verdade é que ninguém gosta de ser julgado, ou excluído, então porque fazer isso com outras pessoas? Porque julgar alguém com base na sua cor, se você não gostaria que fizessem com você? E pior, que fundamento existe em um julgamento com base numa característica física, como a cor da pele?

Essa questão ainda é estúpida pra mim, simplesmente porque eu não consigo compreender o pensamento de alguém com racismo.

Ainda sobre a série, uma das cenas mais marcantes é a de uma festa, onde os alunos estão se divertindo até que começa uma confusão, principalmente entre um estudante negro e branco que começam a brigar, e o segurança da universidade é chamado pra resolver a situação. Ao chegar na festa, o segurança aborda apenas o aluno negro, e pede que ele apresente seu documento pra provar que é aluno, e inclusive tem uma arma apontada pra sua cabeça. Enquanto isso o aluno branco é automaticamente tratado como vítima. Infelizmente isso acontece também no mundo real.

Pra quem ainda não assistiu a série, eu recomendo! Ela é bem legal, interessante e ainda aborda essa questão que é de interesse de todos, deixando várias coisas pra gente refletir.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s