Extraí dente siso: e agora, o que como?

O que comer quando extrair o dente siso

Oi oi gente, espero que estejam bem. E se você extraiu ou vai extrair o dente siso ainda, esse post é pra você. Além de várias recomendações que seu dentista vai te passar após a extração (como não fazer esforço físico, não se expor ao sol, etc…), uma bastante importante é “adotar dieta líquida ou pastosa” (porque você não vai conseguir mastigar nem abrir a boca direito). E é aí que surge o problema, porque a maior parte da nossa alimentação normalmente é sólida. Pensando nisso eu vou mostrar aqui opções, que me ajudaram bastante na extração do primeiro tal dente do juízo e vai me ajudar também nas próximas extrações (não consegui extrair todos de uma vez…sou mole? um pouco só). Então vamos ao nosso menu!

Opções para lanches: Frutas, Sucos, Vitaminas e ovo

São as opções mais óbvias o suco e vitaminas. O suco nem faz tanta diferença na dieta mas as vitaminas por outro lado, sustentam mais. As minhas vitaminas preferidas são a de morango, e de abacate. Mas você pode fazer com o que quiser.

Dica:se você não conseguir abrir a boca ou se doer, use um canudinho.

Além disso, as frutas podem ser ingeridas, desde que amassadas, por exemplo, a banana que pode levar um pouco de mel, açúcar, aveia e/ou canela.

Banana
Imagem retirada de banco gratuito

Pra quem não é vegetariano ou vegano, a carne é a opção que traz mais proteínas para sua dieta. Mas durante a recuperação da extração do dente siso, como você não consegue mastigar, a carne não é uma opção muito boa. Por sua vez, o ovo é uma ótima opção já que tem uma quantidade alta de proteína, principalmente na gema. Por isso, eu sugiro a gemada (ou batida de ovo, como alguns chamam). E pra preparar você só precisa de:

  • ovo;
  • açúcar;
  • farinha (de milho ou mandioca, vai da preferência).

Primeiro você precisa bater a clara em neve. Depois adicione a gema, e bata junto com a clara. Depois coloca o açúcar e bata mais um pouco (mais ou menos 1 colher de açúcar). Por fim você coloca a farinha, na quantidade que você preferir, e misture. Pra finalizar você pode colocar mais um pouco de farinha por cima.


Opções para refeições principais: Legumes e Sopas

Uma boa opção é os legumes, porque ninguém vive só de doce, neh. Pra refeições principais (almoço e janta) você pode optar entre os legumes e sopas. No caso dos legumes o ideal é amassá-los, porque você não vai conseguir mastigar. Uma sugestão é a batatinha, que você pode fazer com molho de extrato ou açafrão, como você preferir, ou mesmo o purê. Pode optar também pela mandioca, ou pra quem gostar, a abobrinha.

Batata
Imagem retirada de banco gratuito

Já nas sopas, você pode ficar a vontade para experimentar o que você quiser. Mas lembre-se: não ingira a sopa quente! Durante a recuperação, todos os alimentos devem estar frios, ou gelados. Os alimentos quentes podem causar dor, e não ajudam nada na cicatrização.

E já que alimentos frios e gelados estão liberados, fique à vontade pra tomar sorvete ;p !

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s